Trem da Vida


Lá vai um trem levando pessoas que consigo carregam sonhos.
Os vagões em seu cantar sobre os trilhos provocam a necessidade de meditar e muitos ficam então voltados para si mesmos, sem perceber que a paisagem vai mudando paulatinamente, oferecendo quadros dignos de observação. Pessoas ali tão cabisbaixas, expressões bisonhas, outras até sisudas demais.
Vai o trem carregando vidas, tem seu traçado marcado e nada o afasta do caminho a percorrer. É máquina feita pelas mãos do homem, ferro embrutecido e forjado, para servir a quem dele precise para vencer distancias ou levar cargas.
Medito...nossa vida é um trem, vai nos levando, muitas vezes cheios de esperanças, outras sem muitos sonhos, ela vai no caminho, talvez, traçado, mas sempre com possibilidades de mudanças.
Há muitas estações de parada no trajeto, o que nos permite repensar se continuamos a viagem ou fazemos uma pausa para recomeçar, tentando mudar tudo. Por mais que estejamos perdidos, sem rumo ou desanimados, devemos nos esforçar para prosseguir a viagem da vida da melhor forma possível, aprendendo com erros do passado a fazer um presente melhor.
Devemos isto a nós mesmos como seres humanos, procurar sempre o nosso caminho tentando ver nele, não apenas as pedras e buracos e sim a montanha, que mais adiante nos mostra a necessidade de escalar e nos tornar mais fortes, vendo lá do alto dela a magnífica paisagem que há por trás da névoa.
Não podemos deixar o nosso trem vagar à toa levando apenas suspiros de tristezas. Vamos juntos ver que a cada dia surge uma aurora reluzente, espalhando luz aos quatro cantos para aquecer nossa vida e fazer com que renasça a esperança. Assim a carga de nosso trem ficará mais leve e a viagem será mais prazeirosa.
Se algo terminou ou não foi como queríamos, busquemos outro amor, outro tipo de vida, outros projetos .Não será por causa de instantes de infelicidade que iremos parar a viagem do trem da nossa vida.

*Janela...mirante antigo*


Janela mirante antigo,
de onde via o tropel dos cavalos
em louca disparada empinando-se em meio à poeira
puro sangues agitados,relinchando em vozes alegres
prestes a seguir para a cavalgada ao sol da manhã,
descendo barrancas,rompendo os matagais abaixo
violando a terra com seus cascos fortes e escuros

Janela mirante antigo,
na centenária terra dos sonhos bordados na infancia,
das noites claras de luar e das serenatas de sapos
que coaxavam no brejo rompendo o silencio,
ali tudo era belo entre relinchos,mugidos,toque de sino
vozes da natureza em meio à
solidão de meus caminhos

Janela mirante antigo,
onde aprendi a cismar fazendo imagens nas nuvens,
com a chuva conversar mesmo nos temporais,
a orar de mãos postas observando o horizonte
esperando respostas do vento sul,
também cantando minha primeira melodia
pela amplidão daqueles ermos

Janela mirante antigo,
moldura perfeita de minha infancia,
que ainda lá está desafiando o tempo
como que à minha espera sempre
para enlevar-me e curar a saudade doída,
breve ficarei aí contigo novamente
Janela...mirante de minha vida

Editei o texto em homenagem ao aniversário de meu irmão Tom ,muitas vezes comigo na janela em nossa casa da fazenda(foto)

**SONS**


Os sons reverberam por onde nem imaginamos,está em nós,ao nosso redor o tempo todo e infinitamente.Mas apenas o iremos distinguir em nuances se deixarmos que os ouvidos capturem e liguem-se no fato de que muitos são sutis demais e outros pelo contrário fazem estardalhaços.

Nosso dia a dia está carregado com sons da natureza em geral que muitas vezes passam despercebidos,mas uma britadeira ligada é o tipo de canção que ninguém quer ouvir,porém o que mais será notado,são acordes gerados pelo trabalho, compostos pelo mesmo e há milhares de outros necessários.Mas todos apreciam um pássaro cantante e lindo no poste ou árvore que é fácil de ouvir e ver ,mas apurando a audição perceberemos também o barulhinho dos galhos de arbustos que balançam suavemente à brisa e ali compõem sua melodia quase imperceptível,mas contínua.

Quando a chuva cai,seja em temporais fortes ou em plácidas gotas ela também faz melodia em fusas e semifusas batendo no chão ou nas vidraças,intermitentes e compassadas,uma escala musical completa em pianíssimo ou em "andante molto forte" .
Ao caminharmos fazemos o som de nossos passos apressados ou lentos,num toque ao chão e cada passo é um acorde de canção da vida que se vai nesse andar.
O ruflar de asas de uma borboleta também é quase inaudível,mas constante,faz parte da vida dela,cabe a nós tentar ouvi-lo,mas creio que ninguém ou quase ninguém já as ouviu batendo as asinhas num soar que apenas arranha o silencio da forma mais suave que possa existir.

A música de Secret Garden(Sometimes when it rain) faz-nos relaxar e meditar e diz (para mim) de um diálogo entre o "violino e o piano" sobre a chuva que cai e os alegra e entristece ao mesmo tempo,pois pode ser tanto a chuva benéfica nos canteiros de um real jardim,cheio de lindas plantas ,quanto da chuva de lágrimas dos olhos tristes de saudade.
Cada pessoa interpreta o som de acordo com seu momento .

Sabe você qual é o som de seu coração?


Procure ouvir aqui,pesquisando a música,na barra do youtube, o "SOMETIMES WHEN IT'S RAINS" de Secret Garden,tentando ouvir o diálogo violino/piano em acalanto com a chuva do jardim.

*Fim de semana*


Domingo é dia de tudo ou pode ser dia de nada...começa na preguiça da manhã que parece querer deixar o corpo estatelado na cama ou sofá por horas,sem pensar em nada,a não ser o descanso.Mas de repente,vem o sol,a brisa e a vida parece convidar ao movimento e lá vamos nós,dando pulo da cama e indo para o que der e vier.O tempo convida ao passeio,a prosa sem necessidade de compromisso com horários,ou a uma boa leitura daquele livro interessante que paramos na metade...enfim são muitas opções boas para usar o tempo ocioso e o que fazemos?Ficamos na dúvida,começamos uma coisa ou outra e quando vemos ,metade do dia já se foi e parece que não aproveitamos nada.
Nessa mais aquela,vem a tarde,hora do cafézinho em família numa visitinha básica,dois dedos de prosa com alguma vizinha,uma caminhada ou shopping e pronto:Chega a noite devagarinho,lembrando-nos de que o dia seguinte será corrido e então ,depois de jantar,vamos descansar,talvez vendo algum programa chulo na Tv aberta ou na Tv a cabo que nunca passa os filmes que gostaríamos e se for passar,será tão tarde que não aguentamos esperar.
É um círculo vicioso da vida...sentimos então saudade do fim de semana que se acaba e esperamos ansiosamente pelo outro,para tudo recomeçar.